quinta-feira, 4 de setembro de 2008

The Rasta Blues Experience


Conheci a música de Corey Harris pela primeira vez, quando visitava uma loja de discos na Itália em 2006. Estava eu,“garimpando”, quando o vendedor e proprietário da loja, me apresentou ao Sr. Harris.

Chapei! Logo de cara, ouvi o disco, Daily Bread, e fiquei extasiado. Então, fiz o seguinte comentário: “Era tudo o que não imaginava e exatamente aquilo que estava procurando!”.

Este músico nascido em Denver Colorado, em 1969, compõem suas músicas com uma personalidade incomparável, que não podemos, e não devemos rotulá-lo.

Talvez, o que nos explique um pouco isso, seria a maneira com que Corey conduziu sua vida, e consequentemente, sua trajetória musical, até os dias de hoje.

Aos 12 anos de idade ganhou sua primeira guitarra, e em 1991, viaja para Camarões dando início a um longo processo de pesquisa musical.

Daí, em diante, sua musicalidade decola, assim como seus pés do chão. Conheceu inúmeros lugares, aprendeu outras línguas, como o Francês, e aprimorou seu estilo de tocar. Visitou a Guiné, Mali, África Ocidental, assim como a América do Sul, Europa, Japão, Nova Zelândia e Austrália.

A paixão pelo Blues e seu talento, o levou a tocar junto com grandes nomes do gênero, como, B.B: King, Koko Taylor, e Billy Bragg. E também, a encontrar-se com Ali Farka Toure, um ícone do Blues de Mali. Numa de suas visitas para Mali, registrou seu aclamado álbum Missisipi Mali, fazendo a conexão do Blues americano com as raízes africanas.

Entre 1995 e 2005, Corey libera uma sequência de álbuns aclamados pela crítica, que já o estabelecia como o mais versátil artista do seu tempo. Mais recentemente, lançou,Corey Zion Crossroads (Telarc, 2007), deixando prevalecer outra grande influência, o Reggae. Um álbum fantástico!

Sem dúvida, um dos mais vibrantes discos de reggae que ouvi nos últimos tempos! Nada difícil, vindo de um músico que já fez parte do projeto, The Easy Stars All-Stars, que lançou o inimaginável disco, Dub Side Of The Moon. Precisa mais?!