quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Macacada esperta!


Rock Instrumental no Brasil sempre foi sinônimo de: “Hum...será que é bom?”. Infelizmente.

Isso se deve mais ao fato, da pouca informação de muitos e da grande falta de divulgação de outros, do que da qualidade do mesmo.

O pouco espaço dado a este gênero pelos meios de comunicação mais acessíveis e também, a falta de interesse daqueles que pensam que instrumental só houve quem é músico, quem estuda, entende disso, daquilo e blablabá, blablabá...criaram uma estrada bem lamacenta, para muitos grupos e instrumentistas alcançarem uma certa visibilidade na mídia.

Já há algum tempo, essa história vem se transformando. Festivais, Selos Especializados, alguns programas de TV, e sobretudo a Internet, vem apaziguando um pouco essa dicotomia.

Nessa estrada encontramos uns caras que vieram para injetar mais algumas boas músicas, sem voz, em nossos ouvidos cansados de tantas “historinhas”.

Macaco Bong, é o nome dessa rapaziada, lá de Cuiabá (MT), que mostram um rock instrumental de primeiríssima qualidade.

Fusões de estilos, do Rock, Jazz, Pop, 70’S “ baseado na desconstrução dos arranjos da música popular em seus formatos convencionais “, como os próprios Bongs afirmam - fazem dessa banda uma das mais brilhantes deste gênero no Brasil.

As guitarras limpas e cruas de Bruno Kayapy, sonando em timbres acelerados e horas subjetivos, sustentados pela concisa batera de Ynaiã Benthroldo e pelo baixo de Ney Hugo, formam uma interessante e poderosa linguagem.

A banda começou em 2004, como um quarteto e logo, passaram para um Power Trio. Lançaram seu primeiro EP em 2005 com três faixas disponibilizadas no site do Trama Virtual. Em Março deste ano, gravaram seu segundo EP contendo cinco faixas.

Abaixo, uma amostra da macada.