quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Vida longa aos Chili Peppers



Ainda reverbera em meus ouvidos os acordes frenéticos do baixo de Flea, enquanto escrevo este texto nessa manhã de quinta-feira ouvindo R.E.M. Sim, um pouco saudosista, me pego pensando: porque algumas bandas tão boas acabam?

O rock alternativo do R.E.M começou na Geórgia na mesma época (anos 80) em que os californianos Anthony Kiedis e Michael "Flea" Balzary se conheciam para criarem, três anos depois, o Red Hot Chili Peppers. Com certeza o R.E.M deixará uma lacuna insubstituível no lineup de vários festivais pelo mundo e seu legado para o rock é incontestável e seus discos estão aí e nos confortam, como na manhã de hoje. Já os Chilli Peppers...


Bom, esses pais de família com joelhos de adolescentes provaram na noite fria desta quarta-feira, 21 de setembro, na Arena Anhembi de São Paulo, que existem bons motivos para continuarem em cima de um palco, tocando e pulando muito. Após um hiato de nove anos sem apresentações no Brasil, e cinco sem gravações inéditas, os caras desembarcaram no País trazendo em seu set list canções do seu novo álbum “I'm With You” (2011) e algumas pérolas de sua carreira de mais de 25 anos.

A performance da banda é mesmo digna de se contestar a idade de cada um, a não ser a do novato Josh Klinghoffer, 31, que provou que tem talento para assumir as guitarras dos Peppers, mesmo sofrendo com algumas falhas técnicas durante o show de ontem.

A força das novas canções deixou evidente que seus fãs também acreditam no talento de Josh e na qualidade musical que Chad, Flea e Anthony Kiedis ainda têm a oferecer. Logo na primeira música, "Monarchy of Roses", a platéia cantou junto do começo ao fim. A partir daí eles mesclaram músicas novas e clássicos dos seus principais álbuns e até algumas improváveis, como a sarcástica "Pea", executada por Flea, só no baixo e vocal. Seguindo com "Californication" e "By the Way", o show teve momentos memoráveis como, "Me & My Friends", antecedida de algumas palavras de Flea sobre a história e o início da banda - já que esta canção fala de seus amigos, especialmente de Hillel Slovak, primeiro guitarrista da banda e com quem Flea começou a tocar ainda garoto, e que morreu de overdose de heroína em 1988.

"Dance Dance Dance" deu início ao bis, precedida de uma introdução percussiva do baterista Chad Smith e do percussionista brasileiro Mauro Refosco, que vem acompanhando a banda nessa nova turnê e provando que o groove brasileiro vai bem com a batida forte e funkeda de Chad.

Chegando próximo de uma hora e quarenta minutos de show, a música que consagrou a banda e o seu estilo fechou a noite. "Give It Away" colocou todo mundo para pular e deixou a esperança de que algumas bandas, realmente boas e honestas, nunca deveriam acabar.

Matar a saudade de uma banda que você curte, ouvindo um disco enquanto você trabalha, pode até ser reconfortante, mas, passar a noite vendo e ouvindo - em alto e bom som - uma banda que faz parte da sua história e da história do rock mundial, é algo que a música deveria dar e cobrar de seus maiores ícones: longevidade.

Foto: por Marcos Hermes

Matéria publicada originalmente no site Drop Music.

Nenhum comentário: