terça-feira, 2 de junho de 2009

The Pipettes



Este simpático trio vocal de Brigtohn, Reino Unido, parece um encontro do ABBA com o produtor americano Phil Spector. Soa divertido! Uma boa dose de alegria para aqueles dias onde parece faltar alguma coisa, e você não sabe bem o que é.

Em We are The Pipettes (2006 - Menphis Industries) as garotas Gwen, Becki e Rose (trajando seus vestidos de bolinhas), fazem rock'n roll com frescor de "sessão da tarde", sem pretensão de ultrajar Chuck Berry e seus seguidores, pura diversão.

Let's dance!


quinta-feira, 14 de maio de 2009

The Postmarks


Originário da Flórida (EUA), o The Postmarkslançou seu primeiro álbum homônimo em 2007 e a partir daí, a voz doce e suave da jovem e bela cantora Tim Yehezkely deixava de ser um talento escondido.


Foi como uma brisa doce e cálida na gélida cena pop americana, uma mistura de cinema françes da década de 60 com Beatles e Bossa Nova - esta última influência aparece evidente em, Samba de Uma Nota Só, de Tom Jobim, regravado pela banda em seu mais recente álbum, Cover Series, 2008. 


Mas com certeza, o primeiro disco (foto) é que traz toda a carga poética deste trio. As composições de Christopher Moll (produtor e arranjador) que juntamente com o músico Jonathan Wilkins, abriríam um caminho cheio de sutilezas para a voz penetrante e atraente de Tim.


Um disco que vale à pena pela delicadeza e refinamento de suas canções. Algo que vai muito bem num final de tarde, quando as luzes começam a mudar e os ruídos externos, já não são mais bem vindos em nossos ouvidos. 


Surpreenda-se!





terça-feira, 12 de maio de 2009

On The Beach


Hoje a dica que darei é sobre um dos discos mais intensos do mestre, Neil Young.
On The Beach foi lançado em 1974, durante um período de turbulência e reflexão de toda uma geração setentista.

E Neil estava lá, no olho do furacão. Em suas letras relatava de forma viceral os conflitos e aspirações daquela juventude, e a dele própria, a qual se via muitas vezes desorientada e conflituosa em meio aos atropelos e mudanças rápidas daqueles tempos.

Um disco atemporal, para se ouvir em momentos sublimes. Uma das mais belas obras de Neil Young, onde ele saiu-se mais autoral do que numca. 

Um corte seco nas vaidades com sua voz susurrada e o dedilhado sutíl na sua velha e companheira Gibson Les Paul.

Vá em busca desta pérola!

Abaixo, duas amostras do legado deste maravilhoso álbum:

Uma performance ao vivo de Neil Young em 2005, revisitando a faixa que abríra o disco, Walk On


e um cover perfeito do Radiohead para a canção título do álbum, On The Beach.


sábado, 2 de maio de 2009

Rocco Deluca


Nascido no Sul da Califórnia, em 1976, Rocco Deluca conviveu com o blues e suas vertentes desde a infância. Seu pai fora um dos guitarristas de apoio de Bo Diddley, um dos ícones do blues americano.


Com prematura idade Deluca já fazia uso de uma guitarra acústica dobro (muito utilizada no inicio da criação do blues, bem antes de existirem amplificadores) e assim, seguiu desenvolvendo seu talento e sua paixão pelo instrumento e pela música.


Já na juventude iniciou sua carreira artística se apresentando semanalmente em um conhecido bar de blues de Orange Conty (USA). Suas apresentações chamaram a atenção de uma gravadora independente a IronWorks Records, onde ela faria seu primeiro contrato.


Seu álbum de estreia I Trust You to Kill Me, foi lançado em março de 2006, acompanhado, desde então, pela banda The Burden com Dave Beste (baixo), Gary Velasquez (percussão), Ryan Carman (bateria) e Brett Bixby (teclados). Neste ano lançou seu segundo disco intitulado Mercy.


Suas canções resultam numa mescla de R&B e FolkRock com um olhar atento e renovador de um artista atual. 


Confira:





quinta-feira, 23 de abril de 2009

Saritah


Saritah traz em suas composições toda a influênca do soul, do rock, do blues e do reggae com uma pegada acústica e envolvente. Canções que exploram ritmos distintos que se mesclam com harmonia, evidenciando suas mensagens que vão do político ao social, do global ao pessoal revelando um talento pop grandioso.

Essa cantora e compositora nasceu em Seul, na Coréia do Sul, mas cresceu em Perth, na Austrália Ocidental, onde aprendeu piano, canto e violão. Hoje ela se divide entre Londres e Perth, depois de ter vivido na França, Espanha e Reino Unido. 

Seu primeiro álbum Gratitude foi lançado em 2004, o single These Days / You're The One EP saiu em 2005, todos com distribuição da MGM. Para este ano ela prepara seu segundo álbum, ainda sem título.

Abaixo dois vídeos de Saritah em distintas performances. Confiram também o seu myspace, onde você ouvirá outras músicas em roupagens diferentes.







sexta-feira, 3 de abril de 2009

The Strange Boys


Se você ainda não ouviu falar deles, ouvirá, pode ter certeza.
The Strange Boys lançaram o melhor álbum de rock'roll 60's de 2009 "And Girls Club".

Quatros garotos nascidos em Austin no Texas, resolveram injentar um pouco da essência do rock na cena atual. Vocal despretensioso, o velho e bom timbre de uma Telecaster e a vontade de tocar e se divertirem.

Uma mistura simples, sem nóia, que faz muita molecada com pose de rock star cantando suas desilusões amorosas, com o braço cheio de tatuagens, chorar de verdade.

Talvez por numca terem ouvido 13th Floor Elevators, uma das bandas que com certeza deveria estar na coleção de discos dos pais dos garotos do The Strange Boys.

Dá uma olhada!






quinta-feira, 2 de abril de 2009

Marvin Gaye


Um dos maiores cantores da soul music se estivesse vivo, hoje, completarai 70 anos. 

Marvin Gaye nasceu do dia 2 de abril de 1939 e foi brutalmente assassinado pelo seu próprio pai no dia 1 de abril de 1984.
Grande influência para inúmeros artistas atuais, entre eles Ben Harper, Gaye deixou uma obra magnífica. 

Entre seus discos mais expressivos podemos destacar, What's Going On (1971). Um álbum que mudaria os caminhos da black music americana. Abordando temas como, espiritualidade, drogas e política conotado de uma forte influência jazzística e altamente percussivo, este albúm tornaria-se conceitual na carreira de Gaye. 

Assim como Let's Get It On (1973), onde ele muda os rumos de suas canções e passa a dar ênfase à luxúria e ao romantismo, o que faria deste álbum seu maior sucesso comercial.

Um artista inquieto, dono de uma personalidade marcante e que sempre lutou pela liberdade de expressão da sua geração e contra seus próprios conflitos.

Thank you Mr. Gaye!