sexta-feira, 20 de março de 2009

Lhasa de Sela


Lhasa nasceu nos EUA (1972), filha de um escritor mexicano e de uma antiga atriz e fotógrafa americana. Durante sua adolescência viajou por todo seu país e viveu no México. Aos 25 anos fixou residência em Montreal, e alí iniciou sua carreira como cantora. 


Seu primeiro disco, "La Lhorona" (1997), cantado todo em espanhol, trazia no enrredo a figura mítica dos Astecas, uma mulher que seduzia os homens aos primeiros acordes de uma canção triste, para depois os beijar e os transformar em pedra


Em 1999, logo após uma intensa turnê do primeiro disco, Lhasa se reclui com suas três irmãs na França e viaja pelo país com uma trupe de circo/teatro chamdo "Los Poncheros", explorando outras veias artísticas além da música. 


Só depois de seis anos, em 2003, lançaria seu segundo álbum, "The Living Road". Cantado em vários idiomas, espanhol, francês e inglês, o disco é um resumo de todas as suas andanças e vivências até alí. 


Para este ano, provavelmente em abril, será lançado seu terceiro álbum.


Repleta de imaginação e sem medo de expor seus sentimentos, Lhasa é uma artista que explora toda sua carga poética, melancólica e imaginativa através da música, propondo-se a arquitetar canções intensas e cheias de vida.

  

Como ela própria se define: " Sou uma artista, não sou uma operária da música".


Sublime!