terça-feira, 26 de outubro de 2010

Mais do que um filme sobre guitarras



Você imaginaria Jimmy Page, ainda adolescente, tocando guitarra acústica num programa de televisão e logo em seguida dizer ao apresentador que gostaria de ser biólogo quando crescesse? Assisti ao documentário “It Might Get Loud” (2008) e presenciei esta cena. Sensacional!

Mais do que um filme sobre a relação de três dos mais influentes guitarristas da história do rock com seu instrumento, o documentário mostra o caminho que levou Jimmy Page (The Yardbirds e Led Zeppelin), The Edge (U2) e Jack White (White Stripes e Racounters) a buscarem sua personalidade como músicos e compositores e, em boa parte, a própria identidade musical de suas bandas.

“A Todo Volume” (título em português), do diretor Davis Guggenheim (vencedor de um Oscar em 2007 por “Uma Verdade Inconveniente”), tem uma direção coesa e traz imagens raras da história desses três grandes músicos - além de uma jam session incrível e conversas sobre o amor à guitarra elétrica.

Fundamental para quem gosta de música, o filme extrapola o “papo de guitarrista” e leva você para um passeio pelas lembranças dessas estrelas do rock. Vale a pena!